Seja Bem-Vindo!!!

domingo, 2 de maio de 2010

Tráfico de animais, mais um ato de crueldade contra o meio ambiente.

É fato que, cerca de 90% dos animais silvestres que são vendidos ilegalmente, morrem logo após serem retirados de seu convívio, conforme dados do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Os animais preferidos no ato da compra são os que aparentam serem mais amigáveis, como papagaios, micos, araras e peixes ornamentais. Essa prática contém muitos riscos, já que os animais podem transmitir doenças a partir dos microorganismos presentes neles, e muitas dessas doenças não são catalogadas.

(Trechos retirados da Revista Geografia, página 9, Edição 24)


Quem vende e compra animais silvestres, está contribuindo para um crime ambiental, e que pode ter as seguintes consequências, conforma o decreto 6.514 de 22 de Julho de 2008.

Esta lei comenta as sanções penais a que estão sujeitos todos aqueles que matam, perseguem, caçam, apanham, coletam e utilizam espécies da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Podendo, portanto, pagar uma multa de R$ 500,00 por indivíduo ou espécie que não estão em ameaça de extinção ou risco. E multa de R$ 5.000,00 por indivíduo de espécie que esteja presente na lista de fauna brasileira ameaçada de extinção. Essas e outras leis e decretos relacionados à fauna e flora podem ser encontradas no site:






A seguir, postei algumas fotos que mostram o quão cruel pode ser essa prática:




DENUNCIE!!!
0800-61-8080
(IBAMA)
Agora eu deixo para vocês, leitores, a seguinte pergunta:
O tráfico de animais vale, realmente, a pena?
Obrigada pela visita.