Seja Bem-Vindo!!!

sábado, 3 de julho de 2010

Preserve a nossa água.

      É comum ouvirmos que a água irá acabar, que devemos preservar as nossas águas, pois a água do mundo está acabando. Desse modo, surgem as especulações em torno do assunto, e muitos se perguntam: _ A água está mesmo acabando?

      A resposta é muito simples. Não! A água não está acabando. O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito às águas, pois possui 12% de toda água doce do Mundo, onde nesses 12%, a maior concentração está no Rio Amazonas. Porém, essa concentração se dá devido ao índice de população no local, que é pequena se relacionado ao restante do País.
         No dia 30 de Junho, tive a honra de participar de uma palestra do Engenheiro Civil Wilson Shimizu, na OPA (Organização para a Proteção Ambiental), aqui em Uberlândia, no qual agreguei mais conhecimento para a minha profissão, e fez com que postasse para os leitores, contribuindo para a informação de mais pessoas.             
        O ciclo da água, é o mesmo, o que irá modificar ao longo do tempo é a água própria para o consumo, pois o que gastamos pode chegar a ser maior do que a água tratada para o consumo, provocando dessa forma uma escassez, que pode ocorrer devido a uma série de fatores, como o crescimento da população e o aumento demográfico. Posso citar dois países que mais consomem água no mundo: Índia e China. Já aqui no Brasil, as regiões que possuem as maiores demandas hídricas são Sul e Sudeste.
        Para ficar mais fácil a compreensão dos leitores, irei citar um problema que pode afetar na escassez de água potável: Quando a demanda é maior do que a disponibilidade. Gerando uma escassez, ocorre outro problema, que será conflitos pela utilização dessa água... quem vai utilizar, de que forma, a água é minha ou sua, quem pega água nesse local sou eu, etc.
       De acordo com as informações, posso passar à vocês de que forma podemos contribuir para a preservação de nossa água potável, com algumas dicas básicas, vejam a seguir:
  • Fechar a torneira ao lavar louça;
  • Fechar a torneira ao escovar os dentes;
  • Varrer o quintal antes de jogar água, e de preferência jogar água com balde, para que não corra o risco de deixar a mangueira escorrendo água o tempo todo;
  • Evitar de lavar o quintal excessivamente;
  • Evitar abrir  chuveiro quando não for necessário, entre outras situações.
   Dessa forma, diminuimos o uso excessivo da água, sem necessidade, e ainda os custos.
    
   Lembrem-se:
   
                " A água é um bem comum de TODOS!"
           ( Retirado dos Instrumentos da Política, da Lei Nº 9433 de 1997)

  
  Trechos dessa postagem foram retirados das informações obtidas pela palestra "Gestão de Recursos Hídricos no Brasil", de Wilson Shimizu, na OPA.


Obrigada à todos que visitam o blog.

Sugestões? Reclamações? Opiniões?
Deixe o seu comentário com a mesma!